Vamos falar de desenvolvimento infantil?
- Fabiana Moulin

- 6 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
Nós nascemos com a capacidade inapta de aprender.
É claro que cada pessoa é única e carrega dentro de si toda uma complexidade de fatores que se associam e que produzem a sua idiossincrasia (fatores genéticos, maturacionais, gestacionais, história de vida, relações familiares, religiosas, culturais, educacionais, etc).
Mas de uma forma geral nós nascemos com sede de conhecer e com o desejo de desenvolver.
E são nós, os adultos, que apresentamos o mundo às crianças, não só através de nossa fala, mas principalmente através do nosso modo de ser e estar no mundo. Somos nós que a conduzimos nesse caminho de desenvolvimento.
Sendo assim, além da importância de conhecermos os marcos do desenvolvimento e aspectos do desenvolvimento infantil (no próximo post abordarei mais especificamente sobre esse tema), quero pontuar outros aspectos muito importantes:
Inevitavelmente nessa relação educativa entram em cena nossos medos, preconceitos, modo de enxergar o outro, de nos comunicarmos, de amar, de ter e ser. Por isso que a educação de filhos nos proporciona uma excelente oportunidade de auto conhecimento, de crescimento e de transformação.
Aprendemos para ensinar! Crescemos para conduzir o filho ao desenvolvimento. Falaremos também mais sobre isso.
O que achou do meu texto? O que o levou a pensar? Deixe seu comentário abaixo.
Abraços, Fabiana Moulin





Comentários